quarta-feira, 9 de março de 2011

PRÍAPO

  Um pouco de mitologia grega...hehe!!!!

   


      Estava  lendo o livro - muito bom, diga se de passagem - do Umberto Eco, A História da Feiura. No começo do capitulo V ( O feio, o comico, o obceno.)   Umberto fala sobre Príapo, da mitologia grega, filho de Afrodite. Príapo era um deus menor, entalhado em madeira dotado de orgão genital enorme. Ele era o gardião da virilidade era colocado  de guardião nos campos e em plantações ...era um espantalho. Acreditava que ele tinha o poder de espantar os ladrões ameaçando sodomizalos...hehe muito louca a história de Príapo! Mais louca é a Príapéia, uma coleção de noventa e cinco poemas relativos ao  fálico deus Príapo.



Priapéia,6,10,24

Mesmo sendo, podes ver, um  lenhoso
Príapo,
que tem foice e até caralho de puro lenho,
 vou te pegar e te possuir;
esse troço, quão longo for, sem fraude
vou te enfiar, mais duro que um cetro,
até tocar tua sétima costela.

De que ris, mocinha estúpida?
Praxiteles não me esculpiu, nem Scopa,
nem me poliu a mão do grande Fídias;
rude madereiro, talhou-me um rude campônio
e exclamou: " Sim, tu serás Príapo!"
E então me olhas e te pões a rir?
Com certeza pensas que é agradável
a coluna que se ergue em minha virilha!

A mim, o guardião de um horto fecundo,
o feitor
ordenou que cuidasse do lugar que me foi
confiado.
Sejas punido, ó lardrão, mesmo que
 indignado
digas:
" Devo pagar tudo isso por tão pouca
verdura?"
" Sim, com certeza!"



Um comentário:

  1. QUE MEDONHO! DPOIS VC FICA FALANDO DOS NEGROS, NÉ? ISSO AÍ É GREGO, É COISA DE BRANQUELOS ASQUEROSOS! HI HIOO HI...

    ResponderExcluir